__
Exposição individual de Katarine Rech
Com curadoria de Helena Schulte
"Em algum lugar no Universo: as imagens de nós"
De onde viemos? O que nós somos? Para onde vamos?
Ao retomas as perguntas de Paul Gauguin (1848-1903) a respeito de nossa ínfima existência, Katarine Rech dimensiona as refutáveis interpretações humanas sobre a importância das coisas a partir do questionamento sobre os processos espiralados do universo. Tomando o campo da experiência como berço de suas inquietudes, somos convocados por ela a suportarmos o silêncio do vácuo face ao turbilhão de vícios que nos cercam, em um exercício de redescoberta de si. Independentemente do seu tamanho, olhar para o mundo em escalas divergentes e perceber que tudo tem, simultaneamente, a mesma importância e desimportância.
Os corpos celestes aqui celebrados deflagram a urgência pela coletividade: a perspectiva do olhar e do ser olhado, rememorando as filosofias as quais também construíram a matéria de que somos feitos. Em algum lugar no universo: as imagens de nós são transformadas as fantasias do eterno em condições ideais de densidade e de temperatura, explodindo em culturas plasmadas que as estrelas nos contam em suas nostalgias.
Demasiado hipnótico, o atravessamento sócio-histórico, simbólico e cultural daquilo que balbuciamos em ideias dentro da história como sendo abstrato nos fornece, em contrapartida, o movimento suspeito de nossas origens comuns. Tal cartografia celestial não aprisiona-se em buscas por respostas respaldadas cientificamente, mas como um flerte com o desconhecido, com o incompreensível, com o não dito.


















TEXTO CURATORIAL por Helena Schulte
PRODUÇÃO VISUAL:
Alba Carvalho
MONTAGEM:
Ayla Dresch e Amanda Kempf
FOTOGRAFIA:
Gawain Santos
CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE - T CULTURAL
03 a 26 de junho de 2025
Fotografias de Gawain Santos durante a abertura da exposição "Em algum lugar no Universo: as imagens de nós" na Câmara Municipal de Porto Alegre, 2025.
Exposição individual de Katarine Rech
Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo
"Em algum lugar no Infinito"
Fotografias de Gawain Santos durante a abertura da exposição "Em algum lugar no Universo: as imagens de nós" na Câmara Municipal de Porto Alegre, 2025.
GALERIA DA PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO
17 de julho de 2025
"Memórias Artísticas"
Galeria Devora
Exposições coletivas










"EURARTS"
Galeria Galleryspt


"Falar e Calar - Diálogos silenciosos"
Galeria do Instituto de Artes da UFRGS
Exposição de abertura
Galeria DesignArt